sexta-feira, 23 de janeiro de 2009

Lula, un revolucionario liberal e incombustible : El País - Espanha.


Matéria copiada diretamente do Jornal El País, da Espanha, distinção que faço porque em Meus Favoritos também está o Jornal de mesmo nome do Uruguai.

Tomei conhecimento desta matéria depois de visitar o Blog Brasil, mostra a tua cara, da amiga Glória Leite e em seguida vou publicar também a matéria da Glória.
Aos amigos e leitores brasileiros e de todas as partes do mundo que têm como língua Oficial o Português ou Espanhol, quero deixar claro que fiz um Curso Intensivo de Espanhol por dois anos, minha segunda língua, porque gosto e não pensem que o espanhol é uma língua fácil. Entender espanhol é uma coisa, mas falar e escrever em espanhol é coisa completamente diferente. Eu mesmo, apesar de ter estudado com afinco tenho muitos problemas de dicção porque no curso que fiz só no primeiro semestre a professora era espanhola e os outros três era uma competente professora, mas brasileira e nunca é a mesma coisa.
Desde dezembro de 2006 fiz 7(sete) viagens, mas para 9(nove) lugares onde se fala espanhol, primeiro porque gosto de viajar para onde posso praticar, segundo porque queria conhecer alguns que não conhecia e retornar a outros que conhecia, mas antes de estudar a língua.
Como tudo que faço na vida gosto de fazer bem feito, este ano vou fazer um curso só de conversação para melhorar minha pronúncia, mesmo porque não quero cometer gafes e falar "portunhol".
Uma matéria como esta, falando positivamente sobre o Presidente Lula e o Brasil vocês jamais encontrarão na Imprensa Golpista brasileira. E posso garantir a vocês que se as Organizações Globo ( Tv, Rádio, Jornal, Revistas, como Época, etc., e Blogs de seus empregados "especialistas ou colonistas") o CARRRO CHEFE da mídia golpista, principalmente com a TV e Rádios Brandeirantes e outras; Jornalões como Folha de S.Paulo, Estadão e Jornal do Brasil; Revistas como Veja e cia., NÃO RESPEITAM O NOSSO PRESIDENTE e o nosso BRASIL, inventam e mentem, sempre querendo "criar crises e apagões", torcendo para o quanto pior melhor, usando da prática de MANIPULAÇÃO e ENGANAÇÃO por meio de Ocultação, Fragmentação, Inversão e Indução, "criando" notícias e manchetes, misturando objetivo com subjetivo, o que para os MESTRES em ciência jornalísticas é um verdadeiro SOFISMA SURREALISTA, uma VERGONHA para o VERDADEIRO JORNALISMO, que tem o dever de cumprir uma FUNÇÃO SOCIAL, noticiando todos os fatos Positivos ou Negativos, mas verdadeiros.
Muitos dos meus amigos e leitores já sabem, mas vou repetir, como Advogado e Juiz de Direito por muitos anos, inclusive JUIZ ELEITORAL, agora aposentado pelo TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO-RJ, BRASIL, estudo comportamento de mídia por alguns anos e no ano passado (2008) fiz um CURSO DE EXTENSÃO DE JORNALISMO na UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO (UFRJ), então tudo que escrevo ou digo tem fundamentação científica, não sendo mera opinião do Carlos Alberto Saraiva.
Discordar do que escrevo é um direito de todos, dentro do mais amplo direito de liberdade de expressão e eu mesmo defenderei até a morte o direito de vocês não concordarem comigo, mesmo porque tenho a consciência que só falo ou escrevo o que sei, assim entendi porque estudei e pesquisei muito e sempre respeitarei meus amigos e leitores que não concodarem comigo, mas tenham certeza que jamais vou inventar ou mentir para vocês.
Afirmo mais, hoje quem não busca informações com pesquisas na Internet, Sites e Blogs Independentes e Confiáveis ou Jornais e Revistas Estrangeiras NÃO SABE NADA, mas nada mesmo do que aconteceu ou está acontecendo com o BRASIL DO GOVERNO LULA.
Me desculpem a sinceridade, mas se vocês continuarem assistindo apenas os NOTICIÁRIOS DE TVs já são verdadeiros ETs, PORQUE ESTÃO SENDO MANIPULADOS E ENGANADOS.
Garanto a vocês outra coisa: Esta matéria do El País não é nenhuma novidade, porque O BRASIL E O PRESIDENTE LULA são RESPEITANDOS no MUNDO INTEIRO e não tem uma semana que algumas Revistas ou Jornais Internacionais, RESPEITÁVEIS E RESPONSÁVEIS em todas as partes do mundo, não publica NOTÍCIAS POSITIVAS sobre o PRESIDENTE LULA e o BRASIL e posso citar a título de Exemplo: El País, Le Monde, The Economist, Financial Time, New Yok Time, enfim, só para ficar com EUROPA e EUA.
Tenham uma boa noite!
Um abraço a todos.
Saraiva
Agora LEIAM a matéria e quem não entender espanhol pode traduzir ou até mesmo acessar o site do "El País" que está entre os Meus Favoritos, para tradução automática.
Também poderão ver mais fotos, inclusive o mapa do Brasil, nossa população que até últimos dados de 2008 é de 191.908.598 milhões de habitantes.
Lula, un revolucionario liberal e incombustible

Tras seis años en el Gobierno, el mandatario brasileño mantiene el record de un 83% de apoyo popular
JUAN ARIAS - Río de Janeiro - 23/01/2009
Vota
Resultado 74 votos

Lula da Silva
A FONDO
Nacimiento:
27-10-1945
Lugar:
(Garanhuns)

El filme Lula, el hijo de Brasil, que dirigirá el cineasta Fabio Barreto, y que abarcará desde su nacimiento hasta la muerte de su madre en 1980, presentará al futuro presidente de Brasil, el primero llegado de la izquierda, como un niño pobrísimo, que vendía helados en la calle. Lo forjó el sindicato. Lo respetaron los militares que, encarcelado, le dejaron salir para el entierro de su madre. Era ya un líder obrero indiscutible, temido y halagado al mismo tiempo por la dictadura.

Brasil
A FONDO
Capital:
Brasilia.
Gobierno:
República Federal.
Población:
191,908,598 (2008)
Ver cobertura completa
-->
La noticia en otros webs
webs en español
en otros idiomas
Hoy, a los seis años cumplidos de Gobierno, Luiz Inácio Lula da Silva ostenta un récord de apoyo popular de un 83%, lo que le ha valido el apelativo de "incombustible", ya que ni el terremoto de la corrupción que en su primer mandato se cernió sobre su Gobierno haciéndole perder varios de sus más estrechos ministros y colaboradores, ni la actual crisis financiera mundial, que ya ha llegado al país con la fuerza del desempleo, han conseguido arañar su imagen de revolucionario liberal y hasta ha silenciado a la oposición.
Sociólogos y psicólogos estudian el "fenómeno Lula" y lo que ha sido llamado el lulismo. ¿Cómo ha conseguido el antiguo tornero, sin estudios, colocarse por encima de su poderoso partido, el Partido de los Trabajadores (PT) que lo llevó al poder y que ha acabado en parte, eclipsado por la fuerza de su líder?
Hoy el PT no es nada sin Lula y al mismo tiempo Lula sigue necesitando de la fuerza política y social del partido fundado por él mismo. Lo va a necesitar si quiere conseguir que en 2010 le suceda en la Presidencia su ministra y ex guerrillera, Dilma Rousseff - hoy otra liberal -, a quién ha escogido como su posible recambio lulista. Eso, a pesar de que Dilma no es la candidata que habría elegido el partido, en el que nunca fue una dirigente activa. Pero hoy el PT, no sabe - ni puede - decir que no a Lula.
El ex tornero, que escandalizó al principio de su mandato al afirmar que él no era ni de izquierdas ni de derechas, sino un simple sindicalista, tuvo la genial intuición política de presentarse como un revolucionario, aunque vestido ya por los mejores estilistas y con la barba recortada. Y lo hizo con un discurso fuertemente social, colocando los problemas de los más pobres sobre el tapete, sin esconderlos, y al mismo tiempo comportándose como un liberal en economía, abriendo las puertas del país a los inversores extranjeros, reconstruyendo la macroeconomía y poniendo en orden las cuentas. Esto último le va a permitir capear la crisis mundial con menos pérdidas que otros países de América Latina.
¿Un estadista popular? Lula juega en el difícil equilibrio de aparecer ante las masas de desposeídos como un presidente popular, amigo de colegas populistas, como Hugo Chávez. Y al mismo tiempo ha conseguido labrarse en los foros mundiales la imagen de estadista, firme en sus convicciones neoliberales, lo que le ha llevado a unir en torno a su figura tanto a los estratos más pobres - a quienes se dirige en su propio lenguaje- como a la clase media y alta.
Se trató de una metamorfosis que no fue fácil, que le ha valido a veces la acusación de oportunismo y de cinismo político. Lo cierto es que, en estos seis años, Lula ha conseguido mantener a Brasil sin inflación, con unas reservas formidables, al mismo tiempo que 12 millones de familias pobres son asistidas por el Gobierno, y por primera vez en este país fue abierto el crédito a los más desfavorecidos y hasta el más pobre, con sólo 10 reales (menos de cuatro euros) puede abrir una cuenta en un banco y tener una tarjeta de crédito, rescatando su dignidad como persona. Parafraseando a Kafka, Lula no ha tenido escrúpulos en definirse a sí mismo como una "metamorfosis ambulante", quizás la clave de su éxito en un país tan poliédrico, crisol de razas, culturas y religiones como Brasil.

Nenhum comentário: