sexta-feira, 2 de janeiro de 2009

OS DONOS DA MÍDIA.

Copiado do Blog de UM SEM-MÍDIA, do meu Amigo Carlos Augusto Dória, que está em Minhas Últimas Notícias e também em Meus Favoritos.
Acessem este Blog.
Sexta-feira, 2 de Janeiro de 2009

OS DONOS DA MÍDIA.
Um leitor sugeriu com muita propriedade, que divulgássemos o site www.donosdamidia.com.br. Por ele, podemos ver como a comunicação neste nosso país, está predominantememte nas mãos de políticos que fazem oposição ao governo Lula.Abaixo, uma pequena amostra do referido site.Carlos Dória.O mapa da comunicação socialO Projeto Donos da Mídia reúne dados públicos e informações fornecidas pelos grupos de mídia para montar um panorama completo da mídia no Brasil. Aqui estão detalhadas diversas informações sobre os seguintes tipos de veículos: emissoras e retransmissoras de TV; rádios AM, FM, Comunitárias, OT e OC; operadoras de TV a cabo, MMDS e DTH; canais de TV por assinatura; e as principais revistas e jornais impressos.Nas próximas páginas, o internauta irá encontrar um amplo e exclusivo quadro da comunicação social brasileira, onde não apenas as relações econômicas entre os grupos privados foram mapeadas. Os regimes de informação, os quais as populações estão submetidas, aparecem identificados e analisados de forma preliminar.Este projeto nasceu ainda na década de 80, a partir de um trabalho pioneiro elaborado pelo jornalista Daniel Herz. Sua fase pública tornou-se viável após o surgimento de recursos disponibilizados pelas novas tecnologias de informação e de comunicação. Também contribuiu para isso a publicização de dados sobre concessões e permissões de emissoras de rádio e televisão, além das participações societárias destas entidades, que passaram a ser difundidos por sistemas interativos da Agência Nacional de Telecomunicações e do Ministério das Comunicações.O esforço que aqui iniciamos inclui a necessidade de permanente atualização e validação destes dados, proporcionando informações consistentes e confiáveis sobre este panorama. Para isso, esperamos contar com todos os cidadãos e entidades dispostos a colaborar com a construção de uma sociedade onde a democratização da comunicação não seja apenas uma quimera.Grandes Redes de TV* Globo340 veículossaiba mais* SBT194 veículossaiba mais* Band166 veículossaiba mais* Record150 veículossaiba mais* EBC95 veículossaiba mais tabelaParticipação das redes nas regiõesRegião Veículos Vinculados a redes % na região IPC Target [1] % PIB região [2] % população [2]Centro-Oeste 733 181 24,69% 7,60 7,51% 7,03%Norte 457 267 58,42% 5,70 5,29% 7,92%Nordeste 1717 510 29,70% 16,80 14,06% 27,77%Sul 1672 521 31,16% 16,80 18,21% 14,67%Sudeste 4308 906 21,03% 53,20 54,92% 42,61%Veículos sem endereço 588 0,00% Total Brasil 9475 2385 25,17% 100 100% 100%Fontes: [1] Brasil em Foco - IPC TARGET 2007 [2] IBGE - PNAD 2004gráficoComunicação e políticosO projeto Donos da Mídia identificou os políticos que possuem participação direta em emissoras de rádio e TV. O gráfico abaixo separa o total de políticos sócios por cargo. Veja o levantamento completo.
Postado por BLOG DE UM SEM-MÍDIA às 17:51

Nenhum comentário: