segunda-feira, 1 de junho de 2009

Avião da Air France com 228 a bordo desaparece no trajeto Rio-Paris


Matéria copiada do Blog INTERESSE NACIONAL, do amigo Thiago Pires, que está em Minhas Notícias e em Meus Favoritos.

Visitem sempre este Blog.
Saraiva

Avião da Air France com 228 a bordo desaparece no trajeto Rio-Paris
Um Airbus A330 da companhia Air France, que seguia do Rio de Janeiro para Paris, desapareceu do controle dos radares em frente ao litoral do Brasil, segundo afirmam autoridades brasileiras e francesas.
A aeronave, que levava 228 pessoas, saiu do aeroporto internacional Tom Jobim às 19 horas de domingo e deveria chegar a Paris nesta segunda-feira às 6h10, hora de Brasília. A companhia disponibilizou um número internacional para atendimento (33 1 57 02 10 55).As primeiras informações são de que, durante a madrugada, a aeronave não foi detectada pelos radares da Ilha do Sal, que fica entre Brasil e Europa. Segundo o ministro dos Transportes da França, Jean-Louis Borloo, o avião está desaparecido há mais de 5 horas e as inquietações são as mais graves. "Infelizmente tememos o pior, a situação é alarmante". Por volta das 7h35 (hora de Brasília), um porta-voz da Air France afirmou que "não há nenhuma esperança de localizar o avião".Segundo autoridades do controle de tráfego aéreo francês, a aeronave fez o último contato por volta das 22 horas (de Brasília), pouco antes de passar para o controle aéreo da África. O piloto relatou que o avião atravessava uma forte zona de turbulência e a conversa foi interrompida bruscamente. Desde então, a torre de controle perdeu o contato. A Air France afirmou que, por volta das 11h14 de Brasília, o avião ainda emitiu um sinal de pane no circuito elétrico depois da turbulência. A área de busca pela aeronave é bem grande, e compreende a região entre o arquipélago de Fernando de Noronha, a costa do Marrocos e a Espanha.Segundo a empresa, aeronave levava 216 passageiros e 12 tripulantes, entre eles os três pilotos. Não há informações sobre a lista de passageiros. O voo AF447 da companhia francesa aparece como "atrasado" nas telas de informação do aeroporto Charles de Gaulle. Um centro de monitoramento de crise já foi aberto pela companhia aérea no aeroporto em Paris e as famílias de passageiros são atendidas no local, sem contato com a imprensa.A Marinha e a Força Aérea francesa trabalham juntas para localizar a aeronave no Atlântico, e navios já partiram da costa do Senegal, já que há informações de que o aparelho teria desaparecido numa área mais próxima da costa africana. A Força Aérea Brasileira também foi mobilizada para iniciar as buscas do avião e enviou dois aviões - P95 e C130 - com equipes especializadas em busca e resgate para a região do arquipélago de Fernando de Noronha."A Força Aérea já foi mobilizada, durante a madrugada, para que assim que nascesse o sol iniciasse as buscas do avião", afirmou o porta-voz da Aeronáutica, coronel Henry Munhoz, em entrevista ao programa Bom Dia Brasil, da TV Globo. "O nosso departamento de controle do espaço aéreo tem uma área de cobertura que corresponde a três vezes a dimensão do Brasil. Boa parte do Oceano Atlântico está sob a responsabilidade do Brasil, de acordo com tratados internacionais. Por esse motivo, então, o Brasil iniciou as buscas", explicou.
"A preocupação é muito grande. O avião desapareceu dos monitores de controle há várias horas. Pode ser uma falha técnica dos radares, mas este tipo de avaria é pouco comum e o avião não pousou às 11h10 (de Paris) como estava previsto", afirmou uma autoridade aeroportuária de Paris, segundo a AFP. Em nota, o Palácio do Eliseu afirmou que lamenta a notícia e pediu para que o ministro dos Transportes acompanhe a situação diretamente no aeroporto. O governo francês afirmou ainda que fará o possível para localizar o aparelho e prestar o auxílio necessário às famílias dos passageiros
Postado por Espaço Democrático de Debates às 08:10 0 comentários
Marcadores:

Nenhum comentário: