segunda-feira, 4 de agosto de 2014

BNDES e banco japonês assinam acordo que beneficia pequenas e médias empresas _+_Acordos assinados entre Brasil e Japão promovem intercâmbio na área de saúde



O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e o Banco de Cooperação Internacional do Japão (JBIC) assinaram nesta sexta-feira (1º), Memorando de Entendimento direcionado a pequenas e médias empresas. A assinatura ocorreu durante a visita oficial do primeiro-ministro japonês, Shinzo Abe, ao Brasil.
O memorando tem por objetivo identificar potenciais projetos de investimentos de pequenas e médias empresas (PMEs) japonesas no Brasil, realizados diretamente ou em parceria com empresas locais, que sejam de interesse dos dois países. Se viabilizados, estes investimentos podem abrir caminho para a ampliação das relações econômicas bilaterais. Entre as áreas com potencial para as parcerias estão tecnologia e inovação, nas quais o Japão possui alto grau de desenvolvimento.
Com vigência de três anos, o acordo também prevê intercâmbio de informações sobre potenciais projetos de interesse mútuo e que sejam organizados, nos dois países, seminários e reuniões para discutir ambiente de investimentos do Brasil, além de possíveis mecanismos de financiamento.
Fonte: BNDES.


Brasil e Japão
O Ministério da Saúde assinou, esta semana, memorando de cooperação na área de saúde com o governo do Japão. O objetivo é fortalecer as relações com o país asiático trazendo resultados positivos para ambos os países. O acordo abrange as áreas de regulação farmacêutica e de dispositivos médicos; compartilhamento de conhecimentos e experiência em sistemas públicos de saúde.

Também faz parte do acordo a elaboração de políticas e estratégias para promoção da saúde com foco em populações em processo de envelhecimento, além do fortalecimento de recursos humanos na área de saúde. O memorando faz parte de uma ampla cooperação firmada, nesta sexta-feira (1°) entre os governos do Brasil e do Japão, que inclui outras áreas.

No campo da promoção à saúde com foco em populações em processo de envelhecimento, o diálogo entre os governos do Brasil e do Japão prevê futuras parcerias. Os dois países também pretendem realizar trabalhos conjuntos com o objetivo de promover o estilo de vida saudável e a prevenção de doenças. De acordo com o ministro da Saúde, Arthur Chioro, este é um intercâmbio muito importante, visto que o Japão é um país que antecedeu o processo de envelhecimento do Brasil e acumulou muita expertise.

Outra área de cooperação de interesse dos dois países é o combate ao câncer, também relacionada ao envelhecimento da população. A doença já é a segunda causa de morte no Brasil. “Nós esperamos, tanto o Japão quanto o Brasil, poder compartilhar intercâmbio científico, intercâmbio médico, protocolos científicos, produção de conhecimento de forma compartilhada a partir de interesses comuns entre as duas nações”, declarou Chioro.

Já na área de regulação de medicamentos e equipamentos médicos, uma das principais iniciativas será a aproximação entre a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e o órgão regulador japonês. A parceria entre as duas instituições será reforçada já nesta semana, com a realização, neste sábado (2), do I Seminário Brasil-Japão sobre Regulação de Produtos Farmacêuticos e Equipamentos Médicos. No encontro, serão apresentadas as ações de cada país no setor de regulação.

O ministro destaca que o Brasil, além de compartilhar da experiência dos japoneses na agilização de processos no campo gerencial, também terá muito a oferecer na parceria.

“O Brasil é um dos países que, no âmbito da Organização Mundial da Saúde, tem as melhores práticas em termos do sistema nacional de vigilância sanitária. O nosso regulamento sanitário nacional, muito adequado ao regulamento sanitário internacional, ainda mais em um país continental com fronteiras tão extensas como as nossas, é reconhecidamente um exemplo em âmbito internacional”, afirma.

Chioro destacou ainda a experiência brasileira e o conhecimento produzido nas universidades públicas no campo do cuidado básico de saúde, que é de interesse da comunidade científica japonesa.

Postado há por
 

Nenhum comentário: