quarta-feira, 6 de agosto de 2014

É muito fácil se tornar conservador e de direita

Ser de esquerda não é só defender justiça social.  É também lutar pelas liberdades e os direitos da forma mais ampla quanto possível. Sem tergiversar. E sem pestanejar.
- por Renato Rovai
Aquela máxima de que o radical libertário da juventude se torna o conversador da meia idade e o reacionário ranheta da velhice, não vale para todo mundo. 
Mas, como quase todas essas percepções que se tornam populares, esta também tem lá seu fundo de verdade. 
Os ícones do reacionarismo neocom, por exemplo, foram militantes de grupos de esquerda ou rebeldes nos anos 80. Desde o velho Lobo,  passando por Magnoli e Reinaldão. 
E se poderia ir mais longe, por exemplo, e citar o deputado Roberto Freire (PPS), que em 89, foi candidato pelo PCB e que hoje é contra tudo que signifique algum avanço progressista. Freire, por exemplo, foi uma das vozes mais altas contra a aprovação do Marco Civil da Internet e a favor das teles no Congresso.
Há vários motivos que explicam essas guinadas. Uma delas é o oportunismo. As pessoas entram na luta política pela porta que está aberta e em geral ela é a dos partidos mais à esquerda e dos movimentos sociais. 
E depois vão se tornando conhecidas e sendo seduzidas para fazer seu show em outras bandas. Aparecem os convites mais vantajosos e no primeiro descontentamento com o seu movimento ou partido de origem já pulam do barco atirando contra  o sectarismo e os desvios éticos.
Há também aqueles que se desencantam. Muitos desses chegam à militância quase como torcedores de organizadas de futebol. Não estão dispostos a debater, a ponderar as diferentes opiniões e a aprender. Querem ir pro pau. Acabam se tornando bate-paus das organizações. 
Vão pra cima de tudo com uma gana imensa. Sem se importar se a violência que utilizam para agredir verbalmente seus adversários não os torna pior do que eles. Esses, quando percebem que nem todos que estão ao seu lado têm a mesma disposição de guerrear naquele nível, se indignam e alegam que não tem estômago, paciência ou qualquer outra coisa para seguir em frente. 
E se voltam pro seu dia a dia, comentando aquela experiência sempre de forma amarga. O “eu sei como isso funciona, por isso não me iludo” é uma frase clássica. Essas pessoas se acomodam e acabam sendo muito úteis para o conservadorismo se manter.
E há ainda os ingênuos. Eles se comportam de uma maneira simplista, achando que não há motivo algum para que o resto do mundo não faça as coisas do jeito que eles acham que devem ser feitas. Entendem que tudo que defendem é sensacional. E não suportam as contradições, mesmo ainda estando numa fase de definição de suas convicções. E buscam fincar estacas naqueles que consideram adversários de suas teses.
São ingênuos, porque não percebem que são muito úteis para dividir lutas e criar problemas inexistentes nos movimentos que integram. Não fazem as coisas por mal, mas acabam produzindo conflitos desnecessários. Com o tempo, ou essas pessoas mudam sua forma de agir ou se tornam os piores adversários.
A ingenuidade vira esperteza, e elas começam a atrair outros com características semelhantes a elas quando eram apenas ingênuas. E fazem daquilo um espaço político de ação. Que é movido à intolerância.
Não existe intolerância de esquerda. A intolerância é a base da sociedade conservadora. E quando alguém que se diz de esquerda, mas tem como base de sua ação a luta por silenciar as vozes que não lhe são agradáveis, essa pessoa já pulou o muro. 
Ser de esquerda não é só defender justiça social.  É também lutar pelas liberdades e os direitos da forma mais ampla quanto possível. Sem tergiversar. E sem pestanejar. E às vezes muita gente esquece disso, Ou não…
Reações: 
Nenhum comentário: Links para esta postagem

Do Blog TUDO EM CIMA

10 comentários:

Unknown disse...

Senhor Saraiva, ser de esquerda prova outra coisa, prova que a pessoa apoia a corrupção, pois a que ai esta foi implantada pelo governo do PT.

Igualdade social, direitos universais a todos, eu, assim como milhões de brasileiros temos medo de sair as ruas porque muito provavelmente seremos roubados. Temos medo de ficar doentes pois certamente iremos PARA o SUS e morreremos nas intermináveis filas a espera de um milagre.

Então me diga onde está a igualdade que a esquerda prega. Ao contrario em todos os países onde governos que se dizem de esquerda foram implantados o que vemos é um povo sedento por liberdade de expressão, pois não tem porque são retaliados pelo governo Comunista/socialista/de esquerda.

Rússia, china, correia do norte e todos os países da antiga URSS tem pavor dos tempos antigos.

Então não venha soltar misérias pela boca, estude mais, conheça a verdade e deixe-a te libertar, a não ser que o senhor tenha se vendido a essas covicções baratas de que o comunismo é o MESSIAS DO MUNDO

Deivid Steffens disse...

Ser de esquerda é a coisa mais fácil que existe. Basta fumar maconha.

Unknown disse...

Pra quê ter um monte de livros do Marx,Gramsci,Lenin,Marighella,Boff e etc? uma estante cheia de merda,só serve pra adubar com besteiras esse povo da esquerda

Unknown disse...

Esse cara enaltece o socialismo e o comunismo,ao invés de livros na cabeça do ´´intelctual de esquerda´´,coloque armas,nazismo,lenin,mao-tse,e outras imundicies que esse lixo de equerda trouxe pro mundo..

Atelier das lembrancinhas disse...

SR SARAIVA, a esquerda só representa, bagunça, libertinagem e corrupção. Socialismo/comunismo só funcionou com a morte de milhões. Ingênuos são os que acreditam que essas porcarias todas funcionam. Abraço!!

Direita conservadora disse...

Coronel Carlos Alberto Brilhante Ustra o pavor de Dilma Rousseff.

Direita conservadora disse...

Coronel Carlos Alberto Brilhante Ustra o pavor de Dilma Rousseff.

Unknown disse...

Quer defender a esquerda? vai p coreia do norte naquela ditadura...

Apreoveita e vai p cuba.Quer dizer se você conseguir sair da coreia do norte sem ser morto...

Patriota disse...

#Bolsonaro2018

Anônimo disse...

Avante Direita Conservadora! ! Brasil acima de tudo, Deus acima de todos.