quarta-feira, 3 de setembro de 2014

Espiões na Mídia

A tendência crescente da CIA e outras agências de inteligência estadunidenses para ignorar as proibições anteriores contra o uso de jornalistas como agentes, põe em perigo qualquer repórter legítimo no mundo.

A CIA tem um passado turbulento no uso de jornalistas como agentes de inteligência. A prática era comum nos anos 60 e início dos anos 70, mas foi proibida pelos presidentes Gerald Ford e Jimmy Carter. No entanto, quando o presidente Ronald Reagan ajudou a reviver a Guerra Fria, a CIA começou novamente a usar jornalistas como agentes de inteligência. A prática comprometeu muitos jornalistas, especialmente aqueles tomados como reféns por grupos guerrilheiros durante a guerra civil libanesa. Não há nada que sugira que qualquer presidente desde Reagan tenha suspendido essa prática de usar jornalistas como agentes.

Agentes de inteligência que operam sob a cobertura jornalística podem assumir diferentes formas: Jornalistas trabalhando abertamente para as operações de mídia hoje oficialmente vinculado a operações da CIA. Incluem Radio Free Europe / Radio Free Liberdade, Radio Free Asia, Alhurra, Radio Sawa, Rádio e TV Martí, e em certa medida, a Voz da América. Jornalistas que trabalham para empresas de notícias credenciadas que, secretamente, concordam em trabalhar para a inteligência EUA.

Soube-se que esses jornalistas que trabalham para o jornal The Washington Post, International Herald Tribune, e ex-empregador do presidente Barack Obama, International Business Corporation of the City of New York, editores do boletim de notícias políticas e executivos de negócios. O diretor da CIA, Richard Helms já havia trabalhado como repórter para a United Press International.

Jornalistas que trabalham para publicações ligadas às frentes da CIA ou fachadas da CIA, incluindo Kyiv Post, Cambodia Daily, Burma Daily, Kabul Weekly, e Lidove Noviny Praga. Jornalistas independentes que acompanham forças militares e paramilitares dos EUA e trabalham para uma ou mais operações de mídia que têm perfis muito baixos.

Sabe-se de jornalistas que trabalham para operações de mídia financiados pelo Board Broadcasting Governors dos EUA abandonam as organizações de mídia legítimas, onde já estabeleceram fortes contatos jornalísticos e de alto nível para se juntar as operações do governo como Radio Free Europe e os outros para realizar tarefas de inteligência americana.

Uma das fontes favoritas da CIA para os seus jornalistas-agentes durante a guerra foi o Tribune International Herald Tribune, ex-Paris Herald Tribune, com sede em Paris. O jornal terminou sendo propriedade conjunta pelo The Washington Post e o New York Times. O editor-chefe do Herald Tribune News Service, Nathan Kingsley, deixou a sede do jornal em Paris, para ser chefe do serviço de notícias da Radio Free Europe, em Munique. Kingsley que substituiu Gene Mater tornou-se porta-voz de relações públicas do Free Europe Commitee Europa, em Nova York. Radio Free Europe e Free Europe Commitee estavam ambos conectados com a CIA.

O editor do International Herald Tribune John Hay Whitney, ex-embaixador dos EUA na Grã-Bretanha, esteve envolvido no estabelecimento de uma operação midiática da CIA chamada Kern Casa Enterprises, uma empresa de propriedade da CIA registrada em Delaware. A filial britânica da Kern House, que está localizado em Kern House, em Londres, publicou um serviço de notícias da CIA chamado Features Fórum Mundial (FWF), que, por sua vez, estava vinculada a outra fachada da CIA, o Congresso para Liberdade Cultural (CCF em Inglês), em Paris. O CCF publicava em nome da CIA, dois jornais: Encounter e Information Bulletin. O FWF vendia seu material noticioso para 50 jornais em todo o mundo, incluindo 30 nos EUA. O FWF, que foi criado em 1965 e supervisionado por Kermit Roosevelt, o arquiteto da CIA na queda do governo democrático do Irã em 1953, também publicava Conflict Studies, uma revista acadêmica que foi uma das primeiras a exagerar na "ameaça" do terrorismo global no início dos anos 70.  O FWF poderia apresentar qualquer um dos seus agentes como jornalista e enviá-los para cumprir sua missão. Um desses agentes-jornalistas foi designado para a estação da CIA em Bangkok.

Durante anos, a CIA operou o Rome Daily American na Itália. O editor do jornal em idioma inglês era um antigo repórter da Associated Press. O jornal era impresso pela mesma imprensa que imprimia o pequeno jornal italiano que representa os pontos de vista do Partido Social Democrata italiano. The Daily American fechou em 1986.

Outro jornal operado pela CIA foi o South Pacific Mail, que foi baseado em Santiago do Chile e era operado pelo agente da CIA David Atlee Phillips. O jornal de língua inglesa era distribuído no Chile e em várias nações e territórios do Pacífico Sul, Nova Zelândia e as ilhas Samoa Novas Hébridas e Tonga. Phillips, que mais tarde foi identificado como um facilitador chave do assassinato do presidente John F. Kennedy em Dallas, disse que ele e cerca de 200 outros jornalistas com quem ele estava familiarizado firmaram  com entusiasmo acordos secretos com a CIA ao ser recrutados como agentes. Entre os que assinaram acordos semelhantes estava Arthur Hays Sulzberger, editor do The New York Times.

A Operação Mockingbird foi uma operação da CIA para influenciar a cobertura de organizações estabelecidas de mídia davam a notícias e eventos. Incluído nas operações de influência da CIA na mídia estavam Time Magazine, Christian Science Monitor, Newsweek, The Washington Post, The New York Herald-Tribune, Saturday Evening Post, The Miami Herald, The Star Washington, e Copley News Service.

Goodrich Austin era um jornalista freelancer que escrevia para jornais favoritos da CIA, o Paris Herald Tribune, CBS News e The Christian Science Monitor. O Christian Science Monitor tornou-se ao longo dos últimos seis anos, um ardente defensor da administração Obama e da política externa intervencionista "Responsabilidade de Proteger" (R2P) da CIA. Mesmo depois que Goodrich foi identificado como agente da CIA continuou a trabalhar como jornalista em Estocolmo, Amsterdam, Bangkok, e Berlim Ocidental.

Uma demonstração da política R2P foi o treinamento e armamento pela CIA dos rebeldes islâmicos sírios que sequestraram o repórter fotográfico estadunidense  James Foley em 2012. O ISIS (EI), grupo que seqüestrou Foley, cuja experiência jornalística incluia seu envio com unidades militares do EUA no Afeganistão e no Iraque e aos rebeldes apoiados pela CIA na Líbia e na Síria; finalmente o executaram numa terrível decapitação registrada em vídeo. Mas ainda há dúvidas sobre se o uso contínuo de jornalistas como agentes e o uso de jornalistas insurgentes treinados pela CIA, corre o risco de que os jornalistas sejam confundidos com agentes da CIA, especialmente em zonas de guerra.

Stuart Loory, que trabalhou como correspondente em Moscou do New York Herald-Tribune, nos anos 60, antes de trabalhar no Los Angeles Times e CNN,  disse que o uso de jornalistas como espiões pela Cia questiona o status de cada jornalista. Ele disse: "Se até mesmo um americano no exterior com um cartão de imprensa é um informante pago pela CIA, então todos os americanos com essas credenciais são suspeitos." Loory sublinhou que "os jornalistas devem estar dispostos a se concentrar em si mesmo a visão que tão implacavelmente  concentram nos outros."

No entanto, a cautela insistentemente recomendada por Loory caiu em ouvidos surdos em alguns casos. Em 2012, o repórter do New York Times Mark Mazzetti, enviou uma cópia antecipada de um artigo escrito por sua colega, a colunista Maureen Dowd, a um porta-voz da CIA Marie Harf. O artigo de Dowd, se referia a um vazamento da CIA para Hollywood que tinha a ver com a produção de um filme chamado Zero Dark Thirty (A noite mais escura). Desde então Harf foi promovida a vice-secretária de imprensa do Departamento de Estado, que, sem dúvida, continua a agir por seus ex-colegas da CIA na identificação de jornalistas dispostos, especialmente correspondentes estrangeiros, ansiosos para colaborar com a CIA.

Enquanto uma série de publicações impressas fechavam suas portas, os meios noticiosos baseados na web se multiplicaram. O  Global Post, com sede em Boston, pode enviar o jornalista independente Foley em caras tarefas na Líbia e na Síria. Um site de notícias na web baseada em assinantes, que tinha apenas 400 assinantes, não somente é capaz de enviar alguém como Foley para cobrir guerras, mas se permite manter uma equipe de 65 correspondentes internacionais em cidades de alto custo que varia de Moscou e Jerusalém para Tóquio e Nairobi. Você tem que fazer algumas perguntas desconfortáveis. Por exemplo, de onde Global Post recebe realmente financiamento? E por que considera vantajosa incorporar seus jornalistas independentes com unidades militares dos EUA e grupos islâmicos insurgentes e financiado pela CIA? Considerando os últimos 65 anos em que a CIA usou jornalistas como agentes, as respostas a estas questões são ainda mais evidentes.

Strategic Culture Foundation
Wayne Madsen, jornalista investigativo baseado em Washington DC, com distribuição nacional. Ele é editor e publisher da Wayne Madsen Report.


Nenhum comentário: