quinta-feira, 18 de setembro de 2014

Lindberg vai para o 2o. turno, mas Garotinho humilhou a Globo jogando na cara a sonegação e apoio à ditadura.

Eu acredito de verdade que Lindberg Farias (PT-RJ) irá para o segundo turno contra Pezão (PMDB-RJ) nas eleições para governador do Rio de Janeiro. Isso porque, agora, na reta de chegada, o voto de quem não quer Garotinho nem Pezão, irá se concentrar em Lindberg.

Quem duvida deve se lembrar que fenômeno semelhante aconteceu nas eleições para prefeito do Rio em 2008 no 1o. turno, quando Gabeira (argh!) acabou recebendo votos "úteis" de diversas vertentes do eleitorado porque outros candidatos ficaram sem chances de ir ao segundo turno naquele ano.

Acho que só depende da militância vestir a camisa, não baixar a cabeça para as pesquisas, nem para o PIG e ir à luta para levar os argumentos que nós temos para mostrar que são os melhores projetos de governo para os estados.

Também acredito muito que coisa semelhante pode acontecer com Padilha em São Paulo, com Rui Costa na Bahia, Gleisi no Paraná. Todos devem crescer de forma mais acelerada na reta de chegada, e se a militância não vacilar colocam eles no segundo turno. Fácil não é, mas é toda batalha e todo desafio e difícil. Vence quem tem vontade de vencer e luta.

Tarso Genro no Rio Grande do Sul e Agnelo em Brasília praticamente já estão no segundo turno, mas se a militância partir para cima, mesmo que a eleição vá para o segundo turno, chega embalado para vencer.

Mas nem por isso, posso deixar de registrar o "show" de Garotinho (PR-RJ) na entrevista concedida ao telejornal RJTV da TV Globo. Naquele estilo de interrogatório que William Bonner usou no Jornal Nacional a apresentadora bombardeou Garotinho com perguntas sobre corrupção em seus governos anteriores.

Garotinho deu o troco citando o escândalo da sonegação bilionária no imposto de renda pela Globo na aquisição dos direitos de transmissão da Copa da Fifa em 2002.

A apresentadora Mariana Gross ficou nervosa, em apuros, tentou rebater, no final da entrevista leu "queria reiterar que a TV Globo nada sonegou, que a TV Globo paga seus impostos".

Eis o diálogo travado:

Garotinho: "Por exemplo, acusação todo mundo tem. Agora mesmo acusaram a Globo de estar envolvida num desvio milionário, com laranjas, em paraísos fiscais. Não sei se a Globo é culpada, eu até acho que é. Mas é opinião minha, quem vai dizer isso é o juiz, não sou eu, né? Disseram que a Globo sonegou bilhões..."

Mariana Gross: Candidato, o tema aqui não é a TV Globo.

Garotinho: Eu sei, mas eu estou só dizendo a você como é que às vezes injustiças acontecem. A Globo pode estar sendo vítima de uma injustiça.

Mariana Gross: Candidato, a Globo não sonegou nada, candidato. Quero deixar isso claro para o senhor.

Garotinho: Não, não. Quem está dizendo isso é o inquérito aberto na Polícia Federal.

Em outra passagem questionado sobre mudar de ideia hoje, incoerente em relação ao que fez quando governou no passado, Garotinho respondeu

"Olha, mas quantas coisas na vida as vezes a gente faz autocrítica? Por exemplo, a Globo apoiou a ditadura. Depois, passou um tempo, fez uma autocrítica e reconheceu que não deveria ter apoiado a ditadura".

Isso não é motivo para votar em Garotinho, e não creio que a entrevista tenha virado votos. Quem gosta dele continuará votando nele, quem não gosta continuará não votando, e quem estava indeciso continuou indeciso. Mas Garotinho saiu ganhando, pois o objetivo da entrevista era tirar votos dele, e quem saiu perdendo foi a Globo.

Nestas horas, quem teve carreira profissional de radialista, como é caso de Garotinho, leva vantagem, pois consegue "nocautear" os apresentadores da Globo.

Apesar de Dilma ter oficialmente o apoio de Lindberg (PT), Crivella (PRB), Garotinho (PR) e Pezão (PMDB) no Rio, nosso blog apoia Lindberg porque ele é o mais fiel ao projeto de governo popular e progressista de inclusão social, de desenvolvimento, de participação e respeito aos movimentos sociais e trabalhadores, de depuração das instituições, coisas que deram tão certo nos governos Lula e Dilma. Lindberg é quem tem o melhor projeto para fazer no Rio o que Lula e Dilma fizeram no Brasil.
0 Comentários

Ainda do Blog Os Amigos do Presidente Lula

Nenhum comentário: