quinta-feira, 11 de setembro de 2014

Marina dá com os burros n’água no TSE: crítica à entrega do BC é legítima.


Fernando Brito, Tijolaço  

Deu agora à tarde em O Globo:

O ministro Tarcísio Vieira de Carvalho Neto, do Superior Tribunal Eleitoral (TSE), negou nesta quinta-feira direito de resposta a Marina Silva (PSB) em propaganda apresentada pela campanha da presidente Dilma Rousseff (PT) sobre a proposta de autonomia do Banco Central.
  • Na propaganda, o locutor diz: “Marina tem dito que, se eleita, vai fazer a autonomia do Banco Central. Parece algo distante da vida da gente, né?! Parece, mas não é. Isso significaria entregar aos banqueiros um grande poder de decisão sobre a sua vida e de sua família. Os juros que você paga, seu emprego, preços e até seu salário.
No pedido, a coligação de Marina justifica que a propaganda contra a candidata busca “criar artificialmente estado de pânico nos eleitores”.
Na decisão, o ministro considera que as declarações não são ofensivas à candidata do PSB, “mas apenas crítica política”. “Creio, então, ser mais prudente, em prol da liberdade de expressão e do princípio do contraditório, não deferir a liminar por ora, sem prejuízo de reflexão mais verticalizada por ocasião da vinda à baila da defesa”, diz o ministro no despacho.
Quer dizer: a D. Marina que explique em que é ofensivo dizer que ela quer entregar o controle do Banco Central ao mercado financeiro.
Quem sabe pega o comentário de ontem da Míriam Leitão sobre como, com um banco central assim, quem o dirige não é o governo eleito, mas a sociedade.

A alta sociedade…."

Nenhum comentário: