sexta-feira, 10 de outubro de 2014

A venda casada da Globo em plena campanha


Em 2006, foi igualzinho 
A Justiça vaza depoimento de Paulo Roberto Costa apenas para a grande imprensa, que assim pode manipular à vontade.


A sociedade fica rendida.


Só nos resta apontar contradições.


Por exemplo, a Folha, ontem, divulgou a seguinte errata:


ScreenHunter_5160 Oct. 09 15.07





O Globo não deu atenção e jogou o nome de José Eduardo Dutra na lama coletiva. Sem errata, porque o Globo nunca erra. Outro dia, Merval Pereira deu números completamente errados do Ibope e sequer se desculpou no dia seguinte.


O depoimento de Costa não vale nada se não vier acompanhado de provas.


Costa era um indicado do PP e a sua denúncia era de que haveria repartição das comissões sobre os contratos entre ele, Yousseff e o PP.


A inclusão do PT fica por conta do “ouvi falar”.


Há uma combinação clara entre Yousseff e Costa. Ambos estão fazendo o jogo da mídia. Seus advogados sabem que, ao denunciar, mesmo que sem provas, o PT, eles ganham pontos na mídia, e páram de ser perseguidos pela imprensa.


Observe que Paulo sequer mencionou nenhum partido. A informação sobre PT, PP e PMDB é de fontes anônimas “investigadores da Polícia Federal”.


O advogado de Yousseff fala em um “partido que está disputando o segundo turno”.


Não há um áudio, uma prova, um documento.


Estamos diante de uma nova grande farsa.


Um bandido, ou melhor, dois bandidos fazem uma delação premiada, onde falam o que bem entendem, de maneira combinada.


A imprensa não apenas converte o que eles falam em verdade absoluta, como inicia uma grande operação simbólica, com gráficos, vídeos, mapas interativos.


Em Pernambuco, rola uma investigação séria, com documentos, sobre um esquema envolvendo PSB e PSDB, em contratos da Petrobrás.


O PSDB também está disputando o segundo turno…


Investigação sobre o afundamento da plataforma P-36? Nada.


Investigação sobre a privataria tucana? Nada.


Investigação sobre o trensalão? Só na Suíça.




Nota à imprensa

9 de outubro de 2014

Esclarecimento


Sobre as matérias publicadas hoje na imprensa envolvendo meu nome no bojo da operação Lava Jato, tenho a declarar o que segue:


– Os depoimentos realizados ontem foram acompanhados pelo Dr. Carlos Fontes, advogado da Petrobras que constatou que o meu nome foi citado uma única vez pelo ex-diretor Paulo Roberto Costa no contexto de “indicações políticas para diretoria da Petrobras”, não tendo havido posteriormente qualquer citação ao meu nome em irregularidades investigadas pela operação;


– De posse dessas informações, entrei em contato com repórter do Jornal Folha de S. Paulo — até então o único veículo a citar meu nome no episódio — e as transmiti. O referido jornal publicou errata na sua versão online, às 23h36, de 08/10/2014, fazendo a retificação e retirando meu nome da matéria que tratava do assunto intitulada “Esquema irrigou campanhas do PT, PP e PMDB, diz ex-diretor da Petrobras”, embora uma das versões impressas do veículo tenha sido publicada sem tal correção;


– Minhas vinculações com o PT são públicas e notórias, bem como os períodos em que ocupei a presidência da Petrobras, BR Distribuidora e, atualmente, a Diretoria Corporativa da Petrobras;


Repudio quaisquer ilações que procurem vincular meu nome a práticas criminosas e tomarei as providências judiciais cabíveis.


José Eduardo Dutra
Diretor Corporativo e de Serviços





PS do Viomundo: Igualzinho a 2006 e 2010. Um caso para ocupar o noticiário às vésperas do segundo turno, amplamente divulgado em nome da “isenção jornalística”. Curiosamente, foi logo depois do primeiro turno que “vazou” o áudio dos depoimentos do ex-diretor da Petrobras Paulo Roberto Costa e do doleiro Alberto Youssef.


Feito as fotos do dinheiro para a suposta compra do dossiê, que em 2006 “vazaram” na antevéspera do primeiro turno e ajudaram a levar a disputa para o segundo. Ou seja, as fotos de 2006 ficaram na gaveta até “coincidentemente” vazarem para a capa do Estadão, da Folha, de O Globo a tempo de ocupar grande espaço no Jornal Nacional.


Agora, as gravações foram feitas em plena quarta-feira, para vazar quando começa a campanha do segundo turno. Patrícia Poeta já prometeu os depoimentos do ex-diretor da Petrobras e do doleiro Youssef juntinho com as pesquisas do Ibope e do Datafolha, compondo a paginação do mesmo Jornal Nacional. Tremenda coincidência? Não. Uma campanha eleitoral em que a oposição dispõe do aparelho do Estado e do consórcio midiático para atuar conjuntamente em seu favor.
Miguel do Rosário
No Viomundo

Nenhum comentário: