terça-feira, 7 de outubro de 2014

Imprensa tucana anuncia suicídio político de Marina. Ela desmente.


A imprensa demotucana noticia como certo que Marina Silva vai apoiar Aécio. Por enquanto ela desmente, dizendo que é especulação e que só tomará decisão na quinta-feira. Mas a imprensa demotucana finge que não vê e espalha para Aécio faturar em cima do boato.

Não sei qual será a decisão de Marina, e sei a pressão de financiadores de campanha do mercado financeiro é forte para ela apoiar Aécio, mas se apoiar o tucano será suicídio político. E o eleitor mais puro dela, os sonháticos, os mais humildes vão se voltar contra ela, e ela sairá do segundo turno politicamente menor do que entrou.

Todo aquele discurso de nova política que estava meio combalido pelas contradições da campanha, em vez de revigorar ao separar a Rede Sustentabilidade do PSB, vai para o vinagre se apoiar os tucanos, ainda mais na figura de Aécio Neves, vindo de uma oligarquia política que teve um pé na ditadura e que representa o que há de mais atrasado e reacionário no Brasil.

Marina, se apoiar Aécio, vai afundar junto com o titanic tucano.

Na minha opinião, já que não foi ao segundo turno, uma coisa Marina deveria fazer em qualquer situação. Corrigir o rumo que tomou após 2010 e deveria se engajar mais na agenda política emperrada pelos tucanos e pelos demais partidos conservadores, mergulhando de cabeça em proposta de reforma política profunda, com plebiscito, com ampla participação popular e através de uma Constituinte exclusiva, onde ela mesmo poderia ser uma Constituinte de peso e influente. Sem isso, falar a nova política não sai da prancheta.

Nenhum comentário: