quarta-feira, 8 de outubro de 2014

Mídia considera verdades todo ataque ao PT e desconstrução qualquer crítica a Aécio


Recomeça a campanha da mídia para caracterizar como ataque toda crítica ao candidato tucano ao Planalto, senador Aécio Neves (coligação PSDB-DEM). Antes era Marina a vítima, agora vão pintá-lo como tal. Tudo que se fala ou faz é desconstrução do candidato Aécio. Já as criticas a presidenta Dilma, a demolição de seu governo e do legado de Lula, a tentativa de liquidar com o PT, para a mídia tudo não passa de verdade, fatos objetivos, números e dados, dentro das regras da democracia.

Como sabemos pelos dados e números do Manchetômetro a mídia brasileira não fez outra coisa nessa campanha eleitoral do 1º turno, e nos últimos anos, que não oposição ao nosso governo e ao PT. Depois, nesse 2º turno os noticiários e os âncoras só pioraram. São verdadeiros comitês eleitorais de Aécio. Os articulistas e colunistas dos jornais, nem se fale, com raras exceções vestiram a camisa tucana ou antipetista e ponto final.

Mas não adianta chorar por leite derramado. Vamos ver se aprendemos a lição de uma vez por todas e de fato construímos no país o pluralismo cultural e de comunicação que atenda as novas realidades tecnológicas que nos abrem um campo infinito no social e exige um novo olhar para a cultura, a economia e a política.

O Brasil precisa de um novo olhar

Um novo olhar para um Brasil que exige novas respostas aos seus problemas históricos, um novo olhar político que exige uma ampla geral e irrestrita reforma política e um novo olhar humano, que exige uma resposta aos nossos desafios ambientais e do respeito aos direitos humanos.

É um novo olhar  que exige e encaminhe a resposta, também, ao desafio de obtenção da paz e de uma nova governança mundial voltada para a eliminação da fome e da pobreza, das guerras e da devastação ambiental.

Não há mudanças sem luta e sem novas ideias, sem confronto e disputa política, social e cultural. Não há nem virão mudanças sem novos instrumentos sociais e políticos, sem os partidos e as organizações sociais, sem lideranças e instituições. E os nossoss instrumentos e instituições estão envelhecidos. Só a entrada do povo e das classes sociais na disputa política é capaz de reformar, revolucionar e desempatar o país.

País está de novo empatado e não avançará sem mudanças e reformas

Sim, o Brasil  está de novo empatado. Não recua, mas apesar das conquistas dos últimos 12 anos, não é mais possível continuar avançando sem mudanças e reformas. O tempo está se esgotando e precisamos urgentemente de reformas radicais como a política e a tributária, a urbana e a do Estado. Só a reforma política permitirá criar uma nova maioria no pais. E somente ela e a nova situação criada viabilizarão as outras reformas — dentre as quais, em primeiro lugar a tributária.

É esse conjunto de reformas imprescindíveis que permitirá sustentar e aprofundar o crescimento do país com distribuição de renda, com a eliminação da fome e da pobreza, com a elevação da educação e cultura de nosso povo e não apenas das elites, com um salto tecnológico e de inovação que sustente nossa indústria e nossa soberania econômica permitindo a integração sul americana.

Fora desse caminho temos a picada estreita rumo ao desfiladeiro que o tucanato nos oferece de novo. Fora desse caminho o tucanato e seu candidato nos oferecem uma rendição pura e simples à hegemonia norte americana (marca de sua política externa), a liquidação da integração sul-americana, a privatização e o Estado mínimo, o arrocho fiscal e salarial, o corte de gastos sociais e a retirada de direitos históricos trabalhistas.

Tucanato e aliados adornam bolo que oferecem com o fim da reeleição

Oferecem, também, o voto distrital majoritário que eles tanto querem para liquidar com as minorias, sob pretexto de aproximar o eleitor do seu representante. E a continuidade do financiamento privado das eleições. Esta continuidade, eles até adornam com a cereja do fim da reeleição que  impuseram ao país em 1997 — em meio à denúncias não apuradas de compra de votos de parlamentares — para evitar a vitória do então candidato Lula em 1998.

Se queremos aprofundar e continuar as mudanças iniciadas pelos governos do presidente Lula, precisamos mobilizar o país e suas forças sociais e culturais, sua juventude, seu empresariado, seus trabalhadores. Mobilizar e expor-lhes o desafio que temos pela frente e os caminhos que podemos tomar.

Sem luta e reformas não sairemos do atual impasse. É preciso redefinir a distribuição da renda e da riqueza do país, sem o que não há como sustentar a rede de proteção social e previdenciária que construímos. E sem a reforma tributária,  que faca justiça social e federativa, não conseguiremos sustentar estas redes social e previdência.

Precisamos mudar forma de escolha dos governantes e de fiscalização do poder

O Brasil precisa, também, mudar a forma de escolher seus governantes e de controle e fiscalização do poder. Precisa aumentar a poupança nacional e os investimento, mas não às custas do fim ou queda do consumo e do nível de vida do povo como querem o tucanato e seu candidato. Tem que ser, sim, através do redirecionamento de grande parte poupança privada hoje rentista e especulativa.

Sem investimentos públicos e sem um Estado atuante e mediador não haverá saída para o Brasil. Não chegaremos encontraremos à saída sem um Estado atuante e mediador, com uma democracia partidária e parlamentar com ampla participação popular — via consultas e plebiscitos —  com financiamento público de campanhas eleitorais e com voto em lista ou distrital misto proporcional. Sem isso, nada feito, não sairemos desse beco.

E hora de aprofundar as reformas e as mudanças e não de um novo retrocesso histórico como em 64 (golpe militar), 89 (eleição de Collor) e 94 (1ª eleição de FHC), mesmo que apresentados como, revolução, Novo Brasil, e democracia social. Social democracia a la europeia, aliás, que nem de longe eles conseguiram implantar, porque também nunca quiseram segui-la, o que tinham de proposta nesse campo era balela.

Nenhum comentário: