sexta-feira, 7 de novembro de 2014

APARELHO EXCRETOR DA FOLHA ENTRA EM OPERAÇÃO E EXPELE OS SEUS COLONAS AMESTRADOS. CRUEL, MUITO CRUEL. "Para repetir o que o patrão pensa, há mais baratos …"

|
FRIAS ATACA: APÓS ELIANE, CAI RODRIGUES. FOLHA TREME




Jornal da família Frias em crise; depois de demitir 25 jornalistas esta semana, destaque Fernando Rodrigues anuncia a própria saída; na véspera, colunista Eliane Cantanhêde confirmou pelo Twitter que está deixando publicação; "Foi bom enquanto durou"; em seu blog no UOL, Rodrigues igualmente não abriu os motivos para a sua saída, informando apenas ter encerrado sua "colaboração" após 27 anos no matutino; debandada começou quando, na reta final da eleição, estrela Xico Sá foi proibido de escrever em sua própria coluna que votaria em Dilma Rousseff; posicionamentos políticos individuais, economia de custos e mão pesada de Otavinho Frias se somam para emperrar rotativas; não dá para não notar que algo de muito estranho acontece no reino da alameda Barão de Limeira

7 DE NOVEMBRO DE 2014 ÀS 11:47

247 – Um dia depois de a colunista Eliane Cantanhêde anunciar sua demissão da Folha de S. Paulo, foi a vez de Fernando Rodrigues, outro ícone do colunismo político. O jornalista, que estava há 27 anos no jornal da família Frias, oficializou na manhã desta sexta-feira 7 o que já se especulava nas redes sociais desde ontem. Leia abaixo o post publicado em seu blog no UOL:

Aviso aos navegantes

Fernando Rodrigues
07/11/2014 10:22

A partir desta sexta-feira (7.nov.2014), estarei aqui no UOL (onde já estava desde o ano 2000) e nos comentários matinais na JP (no ar desde 2006). Depois de 27 anos, encerrei minha colaboração no jornal "Folha de S.Paulo".

As demissões de destaques das páginas políticas da Folha, que trabalham há décadas na publicação, indicam crise mais aguda na mídia impressa. Em fase de corte de gastos, a Folha de S. Paulo demitiu 13 profissionais até a última quarta-feira 5, segundo o Portal Imprensa, que informou ainda que o jornal também realizou mudanças na redação. O pauteiro de "Poder", Claudio Augusto, atende agora o caderno "Cotidiano". De acordo com o Portal dos Jornalistas, cortes chegariam a 25 apenas nessa semana.

Entre os demitidos estão os repórteres Flávia Marreiro, ex-correspondente do jornal em Caracas, Eduardo Ohata, de "Esportes"; Ana Krepp, de "Cotidiano"; Lívia Scatena, de "Gastronomia"; Euclides Santos Mendes, Editor do "Painel do Leitor"; Samy Charanek, pauteiro de "Cotidiano"; Gislaine Gutierre, "Ilustrada"; e Thiago Guimarães, coordenador adjunto da Agência Folha. Para anunciar a demissão, a direção do jornal disse aos funcionários que os cortes foram realizados por motivações econômicas.

Ontem, Cantanhêde escreveu no Twitter: "Amigos do Twitter, aviso geral: amanhã eu não escrevo mais a coluna na Folha. Foi bom enquanto durou". Sua saída provocou reações bem contrastantes. Alguns comemoraram e até sugeriram que ela procurasse emprego na revista Veja ou, ironicamente, pedisse "recontagem" do tempo de serviço, numa alusão ao pedido do PSDB de auditoria da eleição deste ano. Outros lamentaram que a jornalista tenha deixado a Folha.

Nenhum comentário: